quarta-feira, 23 de junho de 2010

Os Hauças

A civilização dos hauças começou a ser construída por volta de século XI, no Sudão central. Os hauças eram, na verdade, diversos povos que falavam uma língua semelhante. Eles viviam em cidades-estados localizadas no centro e no roeste de onde hoje esta a Nigéria. Alguns hauças eram seguidores do islamismo.
Os hauças não tinham tradição de guerreiros.Sua principal força estava nos frutos do trabalho. O artesanato era de alta qualidades, vendido até no Norte da África, para serem exportados. Habituados ao comércio internacional,os hauças aceitavam conviver com pessoas de outras nações. Na cidade de Katsena, por exemplo, havia um bairro só de estrangeiro.
No século XVI, o império árabe no norte da África estava em fraco de muitos estados africanos que viviam do comércio com os árabes. Foi o caso das cidades-estados hauças.No final do século XVIII. Os peules, que viviam no sudeste e sudoeste do Sudão, tomaram as cidades-estados hauças escravizaram seus habitantes.Os árabes gostavam de escravos hauças porque eles tinham fama de vigorosos e inteligentes.O hauças também foram vendidos para traficantes portugueses, que os trouxeram até o Brasil.

5 comentários:

  1. Hauçá etnia dos malês, escravos rebelados que irão tomar a cidade de Salvador na noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1835.História do Brasil: uma interpretação-Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez. "Foi o levante de escravos urbanos mais profundo ocorrido nas Américas e com repercussão em toda a ordem escravocrata" Historiadore JoãoJosé Reis.-

    ResponderExcluir
  2. Hauçá etnia dos malês, escravos rebelados que irão tomar a cidade de Salvador na noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1835.História do Brasil: uma interpretação-Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez. "Foi o levante de escravos urbanos mais profundo ocorrido nas Américas e com repercussão em toda a ordem escravocrata" Historiadore JoãoJosé Reis.-

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto ele é muito bom 😍😘

    ResponderExcluir